segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mensagem de Ligia Ferreira

"Caros amigos,

Quero acreditar que, hoje, a sociedade brasileira, ou boa parte dela, não aplaude, pelo contrário, se injuria com a soberba presidencial e de nossos demais (des)governantes; e sofre não só com o luto inapagável de 17 de julho, mas com nossa indignação engasgada, com os dilemas que nos acossam frente aos valores que aprendemos, ensinamos e parecem ir perdendo o sentido.

Não saí para manifestar ontem - confundi a data com hoje - e fiquei chocada ouvindo desconhecidos comentarem a paralisia das classes médias - elites ? -, a impressão de que o cansaço nos venceu.

Eu, republicana, ainda não desisti de acreditar nos seus máximos valores pelos quais se bateu, no século XIX, o meu "ídolo" Luiz Gama, dono de uma consciência moral e de uma vida inteiramente dedicada a combater os desmandos da lei e lutar por um "Brasil sem reis e sem escravos", quero compartilhar com vocês o pensamento de Ruy Barbosa, companheiro de Luiz Gama durante a estada do futuro jurista, aluno da Academia de Direito, em São Paulo :

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças,
de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos corruptos,
o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".

Que o cansaço, pois, não nos vença. Pior : não nos escravize nem nos deixe envergonhados por acreditar em "honestidade", "honra" e "virtude".

Pode parecer antigo. Tant pis ! Assumo.

E que a indignação moral, também fora de moda no país da cordialidade, seja o ponto de partida para nos assenhorearmos do poder de dizer, já à nossa volta, alguns "nãos": não à impunidade às pequenas corrupções que nos rondam e nos ameaçam quando deixam de ser invisíveis aos nossos olhos; não àqueles que optaram pela tranqüilidade tentando se ou nos convencer que "aqui é assim, não vai mudar"; não à indiferença que encolhe o desejo de contribuir para transformar, ética e/ou espiritualmente, os poucos metros quadrados onde possa frutificar nossa ação.

Grande abraço, boa - e reflexiva - semana para vocês !

Ligia Ferreira."

Nenhum comentário: